O Brasil bateu recorde de mortes provocadas pelo coronavírus por três vezes ao longo dos últimos sete dias. A bancada do NOVO na Câmara se solidariza com todos aqueles afetados pela pandemia, principalmente com amigos e familiares de vítimas fatais. Os parlamentares do partido reafirmam o compromisso em trabalhar pela aprovação de efetivas medidas de combate ao coronavírus, assim como atuar na fiscalização das ações do governo federal.
A expectativa do Ministério da Saúde é que março seja o pior mês da pandemia, com explosão de casos e mortes, que podem ultrapassar a marca de 3 mil por dia. Dentro deste contexto, a bancada defende celeridade na compra de insumos e materiais para garantir a vacinação da população brasileira.
“As falhas nas negociações das vacinas foram graves. Hoje, temos poucas doses no Brasil, sofremos com a falta de insumos e ficamos pra trás em percentual da população vacinada”, afirma o líder da bancada, deputado Vinicius Poit (NOVO/SP).
Para o líder, o governo precisa avançar na compra de vacinas, principalmente daquelas que não foram adquiridas ainda, como a da Pfizer e a da Janssen.
A Câmara dos Deputados, com o apoio da bancada do NOVO, tem aprovado medidas que auxiliam o combate à pandemia, como o Projeto de Lei 534/2021, que permite a compra de vacinas pelo setor privado, cuja aprovação contou com destaque da atuação do vice-líder da bancada, deputado Gilson Marques (NOVO/SP).
“Não há dúvidas de que o presidente Bolsonaro e o Ministério da Saúde têm sido incompetentes na entrega de vacinas e no combate à pandemia, por isso mesmo nós precisamos incentivar quem queira comprar, especialmente a iniciativa privada”, disse o deputado Gilson Marques (NOVO/SC) durante a votação da proposta.
Ações da bancada do NOVO
A bancada do NOVO é autora de requerimento de convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que ele compareça à Câmara dos Deputados e preste esclarecimentos sobre o planejamento do órgão em ações de combate à pandemia. Além disso, a bancada também cobrou informações do órgão acerca das medidas adotadas pelo ministério para a aquisição e distribuição de vacina contra o coronavírus.