Nesta semana, o portal ranking dos políticos divulgou o primeiro indicador dos parlamentares brasileiros. Todos os deputados da bancada federal estão empatados no topo do ranking, com 55 pontos. O ranking reúne o total de 594 parlamentares.
Um dos principais critérios utilizados no levantamento é o corte de privilégios (cota parlamentar e verba indenizatória). O índice compara o valor gasto pelo político, no período total do mandato, com a média de gastos dos demais parlamentares no mesmo período.
Outro aspecto avaliado é a trajetória educacional dos parlamentares. Políticos com formação universitária ganham cinco pontos adicionais. A filiação partidária também é destacada. Deputados e Senadores que tenham permanecido sempre no mesmo partido ganham dez pontos. A partir de dois partidos, a cada mudança, perde-se dez pontos.
A presença nas sessões em plenário, a qualidade das propostas legislativas apresentadas e a inexistência de processos judiciais também são pontuados.
No entanto, o atual ranking ainda não registra os dados relativos aos projetos de lei apresentados e à presença nas sessões, considerando o início recente das atividades legislativas.
Confira o ranking completo em: https://www.politicos.org.br/ranking