Adalberto Carvalho – Ascom/CGU

Bancada do NOVO reúne-se com o ministro da Controladoria Geral da União e sua equipe

4 de julho de 2019

Nesta quarta-feira (3/7), a bancada de oito deputados federais do Partido NOVO esteve reunida com Wagner Rosário, ministro da Controladoria Geral da União (CGU), e sua equipe. Na oportunidade para apresentação institucional do plano tático de 2018 e 2019, com as principais políticas públicas de atuação do órgão do executivo.  Na ocasião, os deputados foram apresentados à estrutura da CGU, bem como seu processo de trabalho para a defesa do patrimônio público e incremento à transparência, por meio de controle interno, auditoria e combate à corrupção.

O líder do Novo, deputado Marcel van Hattem, agradeceu a oportunidade e ressaltou o desejo da bancada em fortalecer sua relação com o Executivo: “É hábito e disciplina do NOVO na Câmara dos Deputados, reunir-se uma vez a cada semana com algum ministro do poder Executivo. Estamos buscando conhecer melhor o trabalho para também nos colocarmos à disposição como bancada de deputados em primeiro mandato, com pleno interesse em fazer o melhor pelo Brasil”, destacou.

O ministro Wagner reforçou que a CGU procura sempre o equilíbrio de custos na implementação de políticas públicas: “Buscamos aproximar o trabalho com os ministérios, aliando tecnologia e usando sempre as melhores práticas que minimizem as chances de corrupção. A complexidade da corrupção requer que os órgãos de controle se fortaleçam e articulem entre si.” O ministro também apresentou os principais benefícios financeiros e economia efetiva aos cofres públicos, totalizando R$ 7,3 bilhões com suspensão e recuperação de valores pagos de forma indevida, e redução de custos administrativos.

Todos os deputados do NOVO fizeram uso da palavra para destacar  as pautas prioritárias defendidas pelo bancada nas comissões e em Plenário. Destaque para o apoio incondicional à Reforma da Previdência, a defesa de uma Reforma Tributária, o constante estímulo ao empreendedorismo e inovação, e a importância da união de esforços entre a sociedade civil e os poderes Executivo e Legislativo no combate à corrupção.

Além do deputado Marcel, estiveram na reunião Lucas Gonzalez  e Tiago Mitraud (NOVO-MG); Alexis Fonteyne, Adriana Ventura e Vinícius Poit (NOVO-SP), Paulo Ganime (NOVO-RJ) e Gilson Marques (NOVO-SC). Pelo lado da Controladoria Geral da União participaram o secretário-executivo, José Marcelo de Carvalho; o secretário de controle interno, Gustavo Queiroz; a secretária de Transparência, Claudia Taya; o coordenador-geral da União, Gilberto Waller Júnior; o secretário de combate à corrupção, Roberto Viégas; o ouvidor-geral, Valmir Dias. O deputado federal e líder do Partido Social Liberal (PSL) Major Vitor Hugo também esteve presente.