O Senado Federal aprovou hoje, 31, o Projeto de Lei 696/2020, que autoriza o uso da telemedicina no enfrentamento ao coronavírus. Esta é a primeira proposição do NOVO na Câmara a ir à sanção presidencial. De autoria da deputada Adriana Ventura (NOVO-SP), a matéria libera o uso de tecnologias da informação e da comunicação para ajudar a desafogar o atendimento hospitalar.
Adriana Ventura afirmou que a medida será fundamental no enfrentamento da crise de saúde causada pelo coronavírus.
“Neste momento, em que estamos buscando formas de evitar ou minimizar o colapso na saúde, o uso da telemedicina é fundamental. Vamos evitar aglomerações em hospitais e dar mais acesso àqueles que precisam de atendimento médico”, disse a deputada.
De acordo com Ventura, a proposta auxilia no atendimento de pacientes que estão condicionados ao isolamento por estarem contaminados com a Covid-19, ou aqueles que estão no grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças graves. A deputada celebrou ainda a resposta rápida do Congresso Nacional deu à proposta.
“É um momento histórico. Em menos duas semanas a proposição foi apresentada e aprovada pelas duas Casas. Precisamos de agilidade neste momento para melhor atender à população”, destacou.
A matéria aguarda, agora, a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.